domingo, 20 de setembro de 2009

O que aconteceu em Chaitén?

Chaitén é um vulcão localizado 10 km a nordeste da cidade chilena de Chaitén, capital da província de Palena, na Região de Los Lagos. O vulcão localiza-se a cerca de 1.200 km ao sul da capital chilena Santiago. A sua altitude máxima é de 1.122 metros (3.681 pés) e situa-se próximo de áreas povoadas.
Após 9 mil anos de inatividade, em 2 de maio de 2008 ele volta à fúria, expelindo pedras e lava, destruindo tudo ao seu redor. Estima-se que a coluna de fumaça formada era de 20 quilometros de altura . Mais de 4 mil pessoas da cidade de Chaitén foram forçadas a deixar suas moradias para escaparem com vida.

O vulcão voltou a entrar em erupção dia 25 de fevereiro de 2009 e forçou mais de 150 moradores da região vizinha a abandonarem suas casas.
Devido à contínua atividade sísmica associada à erupção e à explosão lateral da montanha, autoridades chilenas emitiram Alerta Vermelho, suspendendo todos os vôos ao redor de 10 km da montanha. Após diversos estudos realizados, o governo chileno decidiu em fevereiro de 2009 que a localidade de Chaitén seria refundada junto à localidade de Santa Bárbara, localizada ao norte do antigo local.
Hoje há cerca de 40 a 50 pessoas morando na cidade fantasma de Chaitén. Até onde sabemos o trecho Caleta Gonzalo - Chaitén pela Ruta 7 (Carretera Austral) está fechado e a cidade não está recebendo turistas.

Infelizmente não sabemos se em janeiro de 2010 a estrada que passa pela cidade estará aberta aos turistas...

Assista os vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=ZRKrFquM8Vw&feature=related

http://www.youtube.com/user/VERTICETV#p/u/0/DDiP1YtBTcg

Nenhum comentário:

Postar um comentário